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quarta-feira, 29 de fevereiro de 2012

AVALIAÇÃO MENSAL DE CIÊNCIAS ( REVISÃO) ASSUNTO: VELOCIDADE MÉDIA AVALIAÇÃO MENSAL DE CIÊNCIAS ( REVISÃO) ASSUNTO: VELOCIDADE MÉDIA 9 ANO

ESCOLA:_________________________________________________
ALUNO:_______________________________________________________N º:_______
CURSO:_____________________________________________DATA:____/_____/_____
DISCIPLINA:_____________________________TURMA:_________SALA:_________
VISTO:___________NOTA:__________
        
“Não é no silêncio que os homens se fazem, mas na       
    palavra, no trabalho, na ação-reflexão”.
                                                           Paulo Freire

1. Quando o brasileiro Joaquim Cruz ganhou a medalha de ouro nas Olimpíadas de Los Angeles, correu 800m em 100s. Qual foi sua velocidade média?

2. Um nadador percorre uma piscina de 50m de comprimento em 25s. Determine a velocidade média desse nadador.

3. Suponha que um carro gaste 3 horas para percorrer a distância de 45 km. Qual a velocidade média deste carro?

4. Um automóvel passou pelo marco 30 km de uma estrada às 12 horas. A seguir, passou pelo marco 150 km da mesma estrada às 14 horas. Qual a velocidade média desse automóvel entre as passagens pelos dois marcos?

5. Um motorista de uma transportadora recebeu seu caminhão e sua respectiva carga no km 340 de uma rodovia às 13 horas, entrou a carga no km 120 da mesma rodovia às 16 horas. Qual foi a velocidade média desenvolvida pelo caminhão?
6. No verão brasileiro, andorinha
s migram do hemisfério norte para o hemisfério sul numa velocidade média de 25 km/h . Se elas voam 12 horas por dia, qual a distância percorrida por elas num dia?

7. Um carro se move a uma velocidade de 100 km/h. A velocidade de um ponto da roda, indicado na figura, é maior, menor ou igual a 100 km/h?

8. Uma pessoa, andando normalmente, desenvolve uma velocidade média da ordem de 1 m/s. Que distância, aproximadamente, essa pessoa percorrerá, andando durante 120 segundos?

9. Um foguete é lançado à Lua com velocidade constante de 17500 km/h, gastando 22 horas na viagem. Calcule, com esses dados, a distância da Terra à Lua em quilômetros.

10. Um trem viaja com velocidade constante de 50 km/h. Quantas horas ele gasta para percorrer 200 km?

11. Uma motocicleta percorre uma distância de 20 m com velocidade média de 10 m/s. Qual o tempo gasto para percorrer essa distância?

12. Se um ônibus andar à velocidade de 50 km/h e percorrer 100 km, qual será o tempo gasto no percurso?

13. O velocímetro de um carro indica 72 km/h. Expresse a velocidade deste carro em m/s.

14. Uma velocidade de 36 km/h corresponde a quantos metros por segundo? E 15 m/s correspondem a quantos quilômetros por hora?



CARTÃO  RESPOSTA  DA  AVALIAÇÃO
Questão
Gabarito/RESPOSTA
1
8  m/s
2
2  m/s
3
15 km/h
4
60  km/h
5
73,4  km/h
6
300 km
7
ANULADA


8
120 m/s
9
385.000 km
10
4h
11
2s
12
2h
13
20 m/s
14
10  m/s   e   54 km/h


sábado, 25 de fevereiro de 2012

SPAECE SIMULADO 1 - 1ºANO (ENSINO MÉDIO)

   DESCRITORES: D 17, D18 e D19

D17 - Resolver situação-problema utilizando porcentagem.


1) Júlio tinha 90 figurinhas. 20% das figurinhas eram repetidas. Quantas figurinhas ele tinha repetidas?


2) Uma pesquisa sobre o perfil dos fumantes mostrou que, num grupo de 1000 pessoas, 70% fumam e, dentre os fumantes, 44% são mulheres. Qual a quantidade de homens que são fumantes no grupo de 1 000 pessoas?

(A) 700                     (B) 660                (C) 392                      (D) 308              (E) 260


3) Na sapataria “Calce bem” um tênis de uma determinada marca custa R$ 80,00. Um cliente comprou a vista e recebeu um desconto de 20%. Quanto o cliente pagou pelo tênis em reais?


(A) 60                 (B) 64               (C) 96                     (D) 100                  (E) 160


4) Das 1200 pessoas entrevistadas numa pesquisa eleitoral, 55% eram mulheres. Das mulheres, 35% eram casadas. O número de mulheres casadas participantes da pesquisa foi:

A) 132                  B) 231                         C) 312                  D) 321              E) 131


5) Camila comprou uma bicicleta que custa R$ 120,00. Ela pagou à vista e ganhou um desconto de 15%. Quanto Camila pagou por essa bicicleta?
A) R$ 102,00                B) R$ 112,00                        C) R$ 108,00           D) R$ 138,00


D19 - Resolver problema envolvendo juros simples.


6) O capital de R$ 530,00 foi aplicado á taxa de juros simples de 3% ao mês. Qual o valor do montante após 5 meses de aplicação?


7) Um capital de R$ 600,00, aplicado a uma taxa de juros simples de 20% ao ano, gerou um montante de R$ 1080,00 depois de certo tempo. Qual foi esse tempo?
A) 2 anos                b) 3 anos                 c) 4 anos                 d) 5 anos             e) 6 anos


8) Qual foi o capital que, aplicado à taxa de juros simples de 1,5% ao mês, rendeu R$ 90,00 em um trimestre?

a) R$ 1000,00             b) R$ 1500,00          c) R$ 2000,00               d)R$ 2,500,00


9) A que taxa devemos aplicar o capital de R$ 4500,00, no sistema de capitalização simples, para que depois de 4 meses, o montante seja de R$ 5040,00?
a) 3% a.m.                  b) 4% a.m.                c) 5 % a.m.               d) 6 % a.m.


10) Quanto rendeu a quantia de RS 600,00, aplicado a juros simples, com taxa de 2,5 % ao mês, no final de 1 ano e 3 meses?

a) R$ 200,00                         b)R$ 220, 00            c) R$ $ 225,00           d) R$ 275,00

D18 - Resolver situação-problema envolvendo a variação proporcional entre grandezas direta ou inversamente proporcionais.


11) Comprei 10 m de corda por R$5. Quanto pagarei por 16m?


12) Com 10 pedreiros podemos construir um muro em 2 dias. Quantos dias levarão 5 pedreiros para fazer o mesmo trabalho?

a) 3 dias                     b) 4 dias                          c) 5 dias                d) 6 dias


13) Com um saco de ração alimento 12 galinhas durante 8 dias. Se aumentar o número de galinhas para 16, quantos dias vai durar um saco dessa ração?

a) 6 dias                       b) 7 dias                c) 8 dias                 d) 10 dias


14) Cinqüenta coelhos são alimentados durante quatro dias com certa quantidade de ração.

a) Se o número de coelhos for reduzido à metade, a quantidade de ração consumida deve aumentar ou diminuir?

b) O número de coelhos e a quantidade de ração consumida são grandezas inversamente proporcionais? Por quê?

Fonte: sites.google.com/site/plataformaisleeduc/simulados/simulados (acesso 07/nov/2011) Organização professores Carlos Antônio, Leandro Moreira e Iris Jeannita

SPAECE - ATIVIDADES DE MATEMÁTICA - ENSINO FUNDAMENTAL II

                                         PREPARE-SE PARA O SPAECE

1º) Para preparar uma massa, um pedreiro mistura, a cada 2 latas de cimento, 3 latas de areia. Quantas latas de areia são necessários para misturar com 8 latas de cimento?

2º) Com o valor gasto por um cliente adquirindo 10 litros de leite do tipo C, pode-se comprar o seguinte número de litros de leite do tipo A:

3º) João foi ao supermercado, onde comprou 3 kg de carne, 5 kg de feijão e 8 kg de arroz. Sabendo que o quilo de carne custa R$ 7,00, o quilo de feijão custa R$ 2,20 e o de arroz custa R$ 1,50, quanto João gastou nesta compra?

4º) O preço de uma moto 125 cc 0 km, é de R$ 5.400,00. Considerando que cada ano de uso, há uma desvalorização de R$ 420,00, quanto custará a moto após quatro anos?

5º) Um grupo de balé se prepara para uma apresentação e se organiza no palco em filas. Na primeira fila ficam duas pessoas, na segunda ficam três, na terceira, quatro, ou seja, cada fila acrescenta-se uma pessoa. No total formarão oito filas. Quantos componentes têm esse grupo de balé?

6º) Luiz comeu de um pão no café da manhã, e sua irmã . Os dois irmãos comeram que fração desse pão?

7º) Uma receita médica contém a seguinte informação: tomar 03 comprimidos ao dia, durante 18 dias. Na compra deste medicamento, o paciente verificou que cada caixa contém 20 comprimidos e que a farmácia não vende este comprimido por unidade. A quantidade mínima de caixas que o paciente deve comprar é:

8º) Vânia tem R$ 108,00. Pagou uma divida de R$ 45,00 e comprou 2 camisetas por R$ 14,00 cada uma, um par de sapato por R$ 26,00 e 1 calça por R$ 32,00. Qual o seu saldo em reais após efetuar esses pagamentos?

9º) Na perfuração de um poço artesiano, sabe-se que a cada 30m de profundidade a temperatura aumenta de 1º C (1 grau Celsius). Em Senador Pompeu, município do sertão cearense, a temperatura da superfície do solo é de 42º C, e encontra-se água a uma profundidade de 90m. Em que temperatura se encontra a água encontrada?


10º) A mãe de Roberta está preparando para o seu aniversário bolos deliciosos. Ela dispõe de 4 tipo de doces para o recheio, doce de leite, ameixa, leite condensado e goiaba. Para a cobertura apenas creme de chocolate e creme de baunilha. Quantos bolos diferentes com recheio e cobertura a mãe de Roberta poderá preparar?

11º) O número decimal 2,401 pode ser decomposto em:

12º) A professora de matemática propôs como exercício a expressão . .

13º) Uma horta comunitária será criada em uma área de 5 100m2. Para o cultivo de hortaliças, serão destinados desta área. Quantos metros quadrados serão utilizados neste cultivo?

14º) Foi proposta para um aluno a seguinte expressão: + um resultado aproximado da expressão é.

15º) Em uma cidade em que as passagens de ônibus custam R$ 1,20, saiu em um jornal a seguinte manchete:

“NOVO PREFEITO REAJUSTA O PREÇO DAS PASSAGENS DE ÔNIBUS EM 25% NO PRÓXIMO MÊS”

Qual será o novo valor das passagens?

16º) Trabalhando 10 horas por dia, um pedreiro constrói uma casa em 120 dias. Em quantos dias ele construirá a mesma casa, se trabalhar 8 horas por dia?

17º) O resultado da expressão 2x2 – 3x +10, para x = -2, é:

18º) Uma galeria vai organizar um concurso de pintura e faz as seguintes exigências:

19º) Na 7º série, há 44 alunos entre meninos e meninas. A diferença entre o número de meninos e os de meninas é 10. Qual é o sistema de equações do 1º grau que melhor representa essa situação?



sexta-feira, 17 de fevereiro de 2012

ATIVIDADE MOMENTO DE INTERVALO

     Na escola da bicharada, dona Corujinha, por ser muito sabida, é a professora. O Burro ainda não sabe ler. A Preguiça dorme o tempo todo e até hoje nada aprendeu.A Hiena só dá risadas. O Macaco só faz palhaçadas.O aluno que dá mais trabalho é o vaidoso Pavão. Ele não fica quieto na carteira, passeia o tempo todo, pra lá e pra cá, com sua cauda colorida. Um dia o Pavão falou:
- Como sou belo! Vejam minhas penas!
O Macaco deu uma pirueta e respondeu:
- Ó vaidoso animal! Olhe para seus pés. Veja como são feios.
O Pavão olhou para os pés, levou um enorme susto e ficou muito triste até o fim da aula.
(Adaptação da Fábula de Esopo)

1. Qual é o título do texto?
2. Quem são os personagens?
3. De onde o texto foi retirado?
.4. Quem é a professora da escola e por que?
5. O que o texto informa sobre o Burro?
6. Por que o Pavão é o aluno que dá mais trabalho? 
7. Em quantos parágrafos o texto foi escrito?


                     O dia de ventania
 A onça andava louca para devorar o coelho.
Mestre coelho, que era muito esperto, imaginou um plano para acabar com a perseguição. Viu que a onça se aproximava e começou o seu planinho. Pegou o facão e pôs-se a juntar cipós, apressado e ansioso.
A onça achou aquilo muito estranho e perguntou:
— Para que tanto cipó, mestre coelho?
— Pois não sabe, comadre onça? Acontece que Tupã está furioso com todos os bichos da floresta e vai mandar um castigo terrível! Logo mais começa o Dia da Ventania Final!
— Dia da Ventania Final?! — espantou-se a onça. — O que é isso?
— É que vai ventar como nunca antes ventou no mundo. Vai ventar tanto que nenhum bicho vai conseguir ficar de pé na terra. Vai tudo pelos ares!
— Que horror! — horrorizou-se a burra da onça. — E o que é que se pode fazer?
— Quem não for bobo tem de pedir para alguém amarrá-lo bem amarrado numa árvore bem grossa. Eu estou juntando esses cipós aqui e vou correndo pra casa amarrar todos os meus filhinhos!
A onça estava apavorada:
— Me ajude, amigo coelho! Não quero ser levada pela ventania. Me amarre primeiro!
— Desculpe, comadre onça, mas não posso. Tenho de ir correndo pra casa e amarrar meus filhinhos.
— Não faça isso comigo, compadre coelho, por favor! Me amarre!
A onça tanto insistiu que o coelho, depois de fingir que recusava, acabou concordando. Amarrou a danada da onça muito bem amarrada, com uma porção de cipós, na árvore mais forte da floresta!
E foi feliz para casa, deixando a burra da onça muito bem amarradinha e muito satisfeita, à espera da ventania que nunca haveria de aparecer...   
Pedro Bandeira. O dia da ventania. São Paulo

1) O coelho elaborou um plano porque tinha um problema com a onça. Qual era esse problema?
2) Qual era o plano?
3) Segundo o coelho, quem estava furioso com os bichos e o que ia acontecer?
4) De quantos parágrafos o texto é formado?
5) Qual o sinal de pontuação que inicia o quarto parágrafo? Para que serve?
6) Qual o sinal de pontuação que termina o quarto parágrafo? Para que serve?
7) O plano do coelho deu certo? Por que?
8) Dê um outro título para o texto.
9)  O texto conta que mestre coelho era muito esperto e que a onça era "burra". Vocês concordam? Por quê

Diagnóstico Interpretação de texto ensino fundamental 6 ano Língua portuguesa



A formiga e a Pomba
Uma Formiga foi à margem do rio para beber água e, sendo arrastada pela forte correnteza, estava prestes a se afogar. Uma Pomba que estava numa árvore sobre a água, arrancou uma folha e a deixou cair na correnteza perto dela. A Formiga subiu na folha e flutuou em segurança até a margem. Pouco tempo depois, um caçador de pássaros veio por baixo da árvore e se preparava para colocar varas com visgo perto da Pomba que repousava nos galhos alheia ao perigo. A Formiga, percebendo sua intenção, deu-lhe uma ferroada no pé. Ele repentinamente deixou cair sua armadilha e, isso deu chance para que a Pomba voasse para longe a salvo.
Autor: Esopo
Moral da História: Quem é grato de coração sempre encontrará oportunidades para mostrar sua gratidão.
(A formiga e pomba www.contandohistoria.com/formiga.html) 

01. Este texto é uma fábula porque apresenta características como
(A) humor e seres encantados.
(B) instruções e imagens.
(C) tabelas e informações científicas.
(D) animais como personagens e moral da história.

02. O texto começa dizendo Uma formiga sedenta veio à margem do rio para beber água. Para alcançá-la devia descer por uma folha de grama. A palavra sublinhada refere-se a
(A) grama.                 (B) água.     
 (C) folha                    (D) formiga.
03. A formiga se salvou da correnteza porque
(A) o rio parou de correr.
(B) o caçador a tirou de dentro do rio.
(C) caiu um galho de árvore em que ela se apoiou.
(D) ela subiu numa folha de árvore jogada ao rio pela pomba.

04. A formiga viu o caçador preparado para caçar a pomba no momento em que
(A) se debatia na correnteza.
(B) alcançou a terra.
(C) se escondia atrás de uma árvore.
(D) foi presa pela rede do caçador.

05. No início do texto, diz-se que a formiga estava sedenta. Isto significa que a formiga estava com
(A) fome.         (B) frio.               
 (C) sede.           (D) calor.

6. "Uma boa ação se paga com outra". A frase, escrita entre aspas e em letras maiores que as do texto, indica
(A) a moral da história.
(B) que a história acabou.
(C) a amizade que se formou entre a pomba e a formiga.
(D) que foi o caçador de pássaros quem falou

O galo que logrou a raposa

Um velho galo matreiro, percebendo a aproximação da raposa, empoleirou-se numa árvore. A raposa, desapontada, murmurou consigo: “...Deixa estar, seu malandro, que já te curo!...” E em voz alta:
-Amigo, venho contar uma grande novidade: acabou-se a guerra entre os animais. Lobo e cordeiro, gavião e pinto, onça e veado, raposa e galinha, todos os bichos andam agora aos beijos, como namorados. Desça desses poleiros e venha receber o meu abraço de paz e amor.
-Muito bem! –exclamou o galo. Não imagina como tal notícia me alegra! Que beleza vai ficar o mundo, limpo de guerras, crueldades e traições! Vou já descer para abraçar a amiga raposa, mas... como lá vem vindo três cachorros, acho bom esperá-los, para que eles também tomem parte da confraternização.
Ao ouvir falar em cachorros, dona raposa não quis saber de histórias, e tratou de pôr-se a fresco, dizendo:
- Infelizmente, amigos Có-ri-có-có, tenho pressa e não posso esperar pelos amigos cães. Fica para outra vez a festa, sim? Até logo.
E rapou-se.
Com esperteza, - esperteza e meia.

7-Em “Um velho galo matreiro, percebendo...” – a palavra sublinhada significa:
A( ) notando
B( ) adivinhando
C( ) supondo
D( ) prevenindo

8- Em ...”percebendo a aproximação da raposa...” – apalavra sublinhada pode ser substituída por:
A( ) proposta
B( ) intenção
C( ) voz
D( ) chegada

9- E “empoleirou-se numa arvore” – a palavra sublinhada pode ser substituída por:
A( ) escondeu-se
B( ) subiu
C( ) pulou
D( ) encolheu-se

10- Em “a raposa, desapontada, murmurou consigo” – a palavra sublinhada significa:
A( ) disse em voz baixa
B( ) falou disfarçadamente
C( ) resmungou
D( ) pensou

11- Em “Muito bem! – exclamou o galo.”- a palavra sublinhada significa:
A( )falar em voz alta e com admiração.
B( ) falar em tom de censura.
C( ) falar demonstrando aprovação.
D( ) falar em tom autoritário.

12- Em “Que beleza vai ficar o mundo, limpo de guerras” – a expressão sublinhada equivale a:
A( ) entre as
B( ) apesar das
C( ) longe das
D( ) sem as

13- Em “... e tratou de por a fresco”, a expressão sublinhada quer dizer:
A( ) ir para um lugar que não faça tanto calor.
B( ) sair para o ar livre.
C( ) ir saindo.
D( ) colocar-se a salvo.

14- Em “E raspou-se” significa:
A( ) saiu calmamente.
B( ) saiu precipitadamente.
C( ) escondeu-se.
D( ) feriu-se.

15- Quando o galo se empoleirou na arvore, a raposa ficou:
A( ) zangada.
B( ) decepcionada.
C( ) indiferente.
D( ) contente.

16-A respeito da atitude do galo, a raposa pensou consigo mesma – “Deixe estar, seu malandro, que já te curo!” – Isso significa que ela pensou em:
A( ) aliviar o sofrimento do galo.
B( ) dar uma lição no galo.
C( ) cozinhar o galo.
D( ) fazer amizade com o galo.

17- Ao dizer “Que beleza vai ficar o mundo, limpo de guerras, crueldades e traições!” – o galo se refere às:
A( ) desavenças ocorridas entre os homens.
B( ) brigas entre ele e a raposa.
C( ) crueldade cometida pela raposa em relação a seus amigos.
D( ) desavenças que houve no reino animal.

18- A raposa é tida como um animal muito assustado, esperto. Nessa fábula, a raposa mostrou-se:
A( ) mais esperta do que o galo.
B( ) menos esperta do que o galo.
C( ) tão esperta quanto o galo.
D( ) muito esperta, alem de corajosa e brincalhona.

19- O nome Co-ri-có-có, usado pela raposa em referencia ao galo, relaciona-se:
A( ) ao canto do galo.
B( ) à raça do galo.
C( ) à cor do galo.
D( ) ao físico do galo.

O pulo do gato 
A raposa andava maluca para pegar o gato. Mas ela sabia como todo mundo sabe, que o gato é o maior mestre pulador e nem adiantava tentar agarrá-lo. Com um salto de banda, o danado sempre se safava. Decidiu então a raposa usar da esperteza. Chegou-se para o gato e propôs a paz: - Chega de correr atrás um do outro, mestre gato. Vamos agora viver em paz! - Não é bem assim, comadre raposa - corrigiu o gato. - Não é um que corre atrás do outro, é uma que corre atrás do outro,é a "uma", que é a senhora, que corre atrás do "outro", que sou eu... - Bom, de qualquer forma, vamos fazer as pazes, amigo gato. Como o senhor é mestre em pulos, proponho que, para celebrar nosso acordo de amizade, o senhor me dê um curso de pulos, para eu ficar tão puladora como o senhor. Pago-lhe cada lição com os mais saborosos filés de rato que o senhor já experimentou! O gato aceitou e começaram as lições no mesmo dia. A raposa era aluna dedicada e o gato ótimo professor. Ensinou o salto de banda, o salto em espiral, a cambalhota simples, a cambalhota-com-pirueta, o duplo-mortal, o triplo-mortal e até o saca-rolha-composta. A raposa todos eles aprendia, praticava depois das aulas e, logo, já estava tão mestre em pulos quanto o gato. Decidiu então que já era chegada a hora de colocar em prática seu plano sinistro. No começo de outra aula, esgueirou-se por trás do gato e deu um bote, caprichando no salto mais certeiro que o mestre lhe tinha ensinado! E o gato? Deu um volteio de banda, rolou no ar, e a raposa passou chispando por ele, indo esborrachar-se num toco de aroeira. Ainda tonta da queda, a raposa voltou-se para o gato e protestou: - Mas mestre gato, esse pulo o senhor não me ensinou!
-Não ensinei, nem ensino! -riu-se o gato. -Esse é o segredo que me salva de malandros como a senhora, comadre raposa. Esse é o pulo do gato!
BANDEIRA,Pedro. Nova Escola,nº48.

20-“com um salto de banda, o danado sempre se safava.”

A palavra abaixo que tem o mesmo significado da expressão sublinhada é:
A( ) exibia                B( ) livrava.
C( ) prejudicava.      D( ) esborrachava.

21- De acordo com o texto, a raposa fez ao gato a seguinte proposta:
A( ) viver em paz.
B( ) brigar para sempre.
C( ) dividir os filés de rato.
D( ) viver cada um no seu canto.


22- O texto mostra que tanto a raposa, quanto o rato sempre demonstraram ser:
A( ) lentos.
B( ) amigos.
C( ) espertos.
D( ) medrosos.

23- A raposa tornou-se aluna do gato para:
A( ) distrair-se com ele.
B( ) fazer as pazes com ele.
C( ) brincar, pois se sentia sozinho.
D( ) conseguir uma chance de devora-lo.

24- O plano da raposa fracassou porque ela:
A( ) confiou demais em sua esperteza.
B( ) era uma aluna desatenciosa.
C( ) errou os pulos ensinados.
D( ) agiu sem pensar



                                            






















I GINCANA INTERATIVA DESCRITORES SPAECE

  D3 - Quiz por descritor - Port. 9° Ano D3: PORTUGUÊS - 9° ANO - ENSINO FUNDAMENTAL D3: Inferir o sentido de uma palavra ou expressão. 01 (...